loading...

Imagens de recente ajuntamento de pessoas no Santuário de Fátima



Em publicação no Facebook, datada de 13 de agosto, destacam-se cinco imagens alegadamente captadas durante a mais recente Peregrinação Internacional Aniversária de Agosto, parte integrante da Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado, no Santuário de Fátima.

"Revoltem-se, começou a Festa do Avante! (…) Ah não... Espera... Não é a Festa do Avante! É Fátima... Então não os chamem, deixem-nos estar fechados a acumularem raiva, para quando começar a Festa do Avante! os soltarem e eles conseguirem espumar o máximo possível", ironiza-se na mensagem da publicação em causa.

As imagens em causa são autênticas e recentes?

No que respeita às três imagens com o logótipo da RTP, confirma-se que são imagens da RTP captadas durante uma transmissão em direto do Santuário de Fátima no dia 13 de agosto de 2020.

Quanto à imagem nocturna, tem origem numa fotogaleria do "Jornal de Notícias", retratando a Procissão das Velas no Santuário de Fátima, realizada na noite de 12 de agosto de 2020. É uma fotografia da European Pressphoto Agency (EPA).

A restante imagem, porém, foi retirada de um artigo do jornal "Correio da Manhã", datado de 16 de agosto de 2017, com o seguinte título: "Emigrantes fazem festa em Fátima".

Embora apenas uma das imagens seja de 2017 e não de 2020, as outras quatro são atuais, captadas na semana passada, e mostram, de facto, um ajuntamento de pessoas no Santuário de Fátima durante a pandemia de Covid-19.

Fonte e foto: Poligrafo

Comente com o Facebook:

INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste blog e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.