loading...

Pfizer e Biontech testam uma vacina para a Covid-19



Vacina com base num pedaço de informação genética do novo coronavírus já está a ser testada em voluntários. É a mesma estratégia da Moderna, mas levanta dúvidas. Resultados podem aparecer em junho.

Já começou a ser testada em humanos a vacina para a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a biotecnológica alemã BioNTech. Os ensaios clínicos arrancaram nos Estados Unidos na segunda-feira e incluem 360 voluntários. Outras 200 pessoas receberão a vacina experimental na Alemanha.

A vacina da Pfizer e da BioNTech é feita por ARN mensageiro (mRNA), uma cadeia que resulta da cópia da informação genética original e que, neste caso, codifica a produção da proteína que o SARS-CoV-2 tem à superfície para se introduzir nas células.

De acordo com a página da farmacêutica americana, as células devem obedecer ao ARN mensageiro e começar a produzir essa proteína sem causar doença. Se tudo correr bem, o organismo deve perceber que esse pedaço de informação genética é estranho ao corpo e recruta anticorpos específicos para neutralizar a proteína.

Estimulando o sistema imunitário a reconhecer a “chave” que o novo coronavírus usa para entrar nas células e causar uma infeção, caso haja efetivamente uma invasão pelo SARS-CoV-2 no futuro, o organismo já terá as armas necessárias para a atacar mais rapidamente e impedir o desenvolvimento da doença.

Esta estratégia também está a ser utilizada pela Moderna, que também já entrou em ensaios clínicos. Em vez de usar a totalidade do novo coronavírus, a vacina usa apenas a informação genética referente à proteína com que ele entra nas células, tinha explicado ao Observador o imunologista Pedro Madureira.

Fonte e foto: Observador

Comente com o Facebook:

INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste blog e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.