loading...

Dicas de etiqueta que todo convidado deveria conhecer



Por mais que algumas pessoas classifiquem as regras de etiqueta como “frescura” ou algo desnecessário, o fato é que as boas maneiras dizem muito a respeito de sua personalidade. Conhecê-las influencia na impressão que o interlocutor, amigo ou futuro chefe irá ter a seu respeito. A forma de se comportar diante das pessoas mostra a educação e o nível cultural do indivíduo; por isso é muito importante conhecer e seguir as dicas de etiqueta quando estamos na casa das outras pessoas.

Como se preparar e o que levar

Não é recomendável:

Levar comida de casa. Pode ser que a salada preparada por você não coincida com o cardápio da festa, ou, pior, pode ser que coincida. Nesse caso, dois pratos iguais certamente levarão a comparações, o que não é agradável.

Pedir a lista dos convidados. Os donos costumam passar informações gerais sobre a festa (“somente a família”, “alguns amigos”, “colegas de trabalho”).

Ignorar o código de vestimenta. Quando for convidado para uma festa temática, não se esqueça de pensar sobre a sua roupa com antecedência.

Chegar antes do horário combinado. Assim, você pode fazer os donos se sentirem desconfortáveis — é possível que não tenham acabado de preparar tudo. Segundo as regras de boas maneiras, o ideal é chegar 15 minutos depois, mas não atrasar mais de meia hora.

Deixar os donos confusos com seus presentes. Talvez eles não tenham um vaso adequado para um buquê grande de flores ou não gostem de coisas “aleatórias”. Caso decida presenteá-los com itens desse tipo, tenha bom senso. É mais interessante dar um buquê pequeno, uma toalha bonita (e neutra) ou um sabonete cheiroso.

Deixar de avisar sobre sua alergia ou restrições alimentares. Nesse caso, é aconselhável levar comida de casa.

Como se comportar na casa dos outros

Hábitos que revelam a falta de educação:

Procurar por comida na geladeira, prateleiras e em outros lugares da cozinha — a menos que o anfitrião tenha liberado essa prática explicitamente.

Brincar com bebês recém-nascidos sem permissão.

Tentar convencer o aniversariante a abrir os presentes. Você não pode prever a reação do anfitrião e talvez faça com que se sinta constrangido.

Lavar a louça. Apenas as pessoas de maior confiança podem ajudar arrumando a mesa. No entanto, é educado oferecer ajuda.

Mexer o ar-condicionado sem aviso prévio. É recomendável dizer para os donos que você está com frio ou calor, mantendo o respeito.

Brigar com seus filhos na frente dos outros. Se você levar junto o seu filho pequeno e ele ficar agitado, converse tranquilamente e em voz baixa.

Dar dicas de culinária a não ser que o anfitrião lhe peça.

Oferecer dinheiro por uma taça quebrada ou algum outro objeto danificado. É melhor comprar um item novo e levar depois, para substituir.

Pedir a senha do Wi-Fi.

Ficar até tarde. De acordo com as regras modernas de etiqueta, o razoável é sair no máximo às 23—24h.

Etiqueta ao usar o banheiro

É inaceitável:

Usar os produtos de higiene pessoal dos donos da casa. Anfitriões atentos costumam deixar algumas coisas que podem ser úteis para os convidados. Antes de ir ao banheiro, é aconselhável perguntar qual é a toalha destinada aos convidados.

Usar todo o papel higiénico. Se notar que está acabando, informe os donos, de maneira delicada.

Como se comportar à mesa

As regras de etiqueta não consideram:

Começar a comer antes de donos, bem como se sentar à mesa sem convite.
Tirar alguns ingredientes do prato. Por exemplo, se você não comer cebola, é melhor recusar a salada do que tirar o legume depois.
Pedir para alcançar o que não está próximo: sal, pimenta, ketchup, etc.

Mostrar a todos e discutir sobre um garfo sujo ou um cabelo na salada. Nessa situação delicada, é preferível pedir para que troquem de prato ou talheres, em voz baixa e com respeito.

Usar o guardanapo de forma inadequada. Ao se sentar à mesa, coloque-o no colo e deixe à esquerda do prato depois de comer. É inaceitável esfregar o nariz com ele.

Cortar o pão e alimentos semelhantes. Eles devem ser partidos com mãos.

Alimentar os seus filhos com a mesma refeição dos adultos, especialmente quando se tratar de uma comida exótica. Os donos podem se sentir incomodados ao ver uma criança experimentando uma colher de patê ao molho de mirtilo e cuspindo tudo fora reclamando que não estava gostoso.

Pôr sal no prato antes de experimentar.

Contar para todo mundo que você é vegano ou está de dieta. Essa é uma informação pessoal. Se não informou antes (como já recomendamos neste post), trate a questão de forma discreta.

Pedir por café ou chá antes da sobremesa. Na casa dos outros, é melhor deixar os seus hábitos de lado e seguir o cronograma planejado, pois qualquer coisa que aconteça fora do programado pode causar desconforto.

Quais hábitos de convidados são mais inadequados e constrangedores em sua opinião? Você se considera um bom convidado? Conte para nós!

Fonte: Incrivel Club | Foto: Canal Youtube Vida de Casada

Comente com o Facebook:

INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste blog e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.