loading...

Pela primeira vez, foram encontrados microplásticos no gelo da Antártida



Pela primeira vez, foram encontrados microplásticos no gelo da Antártida, o que mostra que nem o continente mais remoto do planeta está imune aos perigos do lixo produzido pelo Homem.

De acordo com o site IFLScience, cientistas do Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos (IMAS), da Universidade da Tasmânia, na Austrália, analisaram um núcleo de gelo recolhido, em 2009, na Antártida Oriental.

Com base numa técnica chamada espectroscopia, os investigadores conseguiram perceber que o gelo derretido continha 96 partículas microplásticas — cerca de 12 por litro — de 14 tipos de polímeros.

Os cientistas, cujo estudo foi publicado na revista científica Marine Pollution Bulletin, acreditam que esta é a primeira vez que os microplásticos são documentados em amostras de gelo da Antártica.

Em 2018, este tipo de plástico já tinha sido encontrado no gelo do Ártico. Felizmente, as concentrações de microplásticos encontradas na Antártica são ligeiramente inferiores.

O afastamento do Oceano Antártico não foi suficiente para o proteger da poluição plástica, que agora está presente nos oceanos do mundo”, disse Anna Kelly, autora principal do estudo e estudante do IMAS, em comunicado.

Até 75% dos microplásticos identificados eram polímeros usados, sobretudo, nas indústrias marítimas, indicando que provavelmente foram retirados de redes e equipamentos de pesca.

Além disso, explica a investigadora, “os polímeros microplásticos eram maiores do que os do Ártico, o que pode indicar fontes de poluição local, uma vez que o plástico tem menos tempo para se decompor em fibras menores do que se for transportado longas distâncias nas correntes oceânicas”.

As fontes locais podem incluir roupas e equipamentos usados por turistas e investigadores, enquanto o facto de também termos identificado fibras de verniz e de plástico comummente usados na indústria da pesca sugere uma fonte marítima”, acrescenta.

Fonte e foto: ZAP

Comente com o Facebook:

INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste blog e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.