loading...

Lares promovem "beijar da cruz" entre idosos (video)



No Centro Social de Freiriz, Vila Verde, vários idosos beijaram a cruz. Em Melgaço, um lar de idosos improvisou uma visita pascal aos utentes em apoio domiciliário. Prática está suspensa pela Igreja.

Pelo menos dois lares de idosos no norte de Portugal organizaram, contra as recomendações da Direção-Geral da Saúde e da Igreja Católica, celebrações do “beijar da cruz“, tradicional do domingo de Páscoa, entre os utentes.

Um dos casos ocorreu num lar de idosos em Freiriz, concelho de Vila Verde, que promoveu este domingo a celebração do compasso pascal, dando o mesmo crucifixo a beijar a um grande número dos idosos que ali residem. Isto apesar de a própria Igreja Católica ter recomendado a suspensão desta tradição do tempo da Páscoa do beijar da cruz devido às medidas de prevenção do contágio do coronavírus — e de os idosos constituírem o principal grupo de risco para esta doença.


A celebração foi transmitida em direto através da página de Facebook do Centro Social de Freiriz e o vídeo foi posteriormente divulgado pelo Semanário V, meio de comunicação local do concelho de Vila Verde. No vídeo, é possível ver vários utentes do centro social beijarem um mesmo crucifixo. Um padre entra no lar acompanhado por algumas funcionárias, todos munidos de máscara cirúrgica, e diz as orações tradicionais da Visita Pascal. Depois, continua: “Com a cruz devidamente desinfetada, vamos então beijar Cristo ressuscitado enquanto cantamos.”

Uma funcionária passa depois com o crucifixo por grande parte dos idosos, que a beijam. Entre cada beijo, a funcionária limpa a cruz com um pano, embora não seja percetível se é utilizado algum produto de desinfeção. Durante a breve cerimónia, é possível ver alguns dos idosos recusarem-se a beijar o crucifixo.

Fonte e foto: Observador

Comente com o Facebook:

INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste blog e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.