loading...

Em Portugal, já se vende gasóleo a menos de 1 euro por litro



O jornal Eco escreve esta terça-feira que, em Portugal, já se vende um litro de gasóleo por menos de um euro. Trata-se de uma gasolineira em Estarreja.

Depois de semanas em queda devido à pandemia de covid-19 e à “guerra” entre países exportadores de petróleo, este combustível caiu para menos de um euro no posto de abastecimento do Intermarché de Estarreja, no distrito de Aveiro.

Esta gasolineira está a vender o litro de gasóleo simples a 0,999 euros, resultando este valor de uma revisão em baixa dos preços de venda dos combustíveis neste posto esta terça-feira, precisa o diário de economia que cita o site precocombustíveis.dgeg.pt, da Direção Geral de Energia e Geologia.

Já a gasolina simples de 95 octanas está a ser vendida a 1,099 euros.

Um pouco por todo o país já existem outros postos de abastecimento a seguir esta tendência, aproximando-se do valor de um euro por litro: a Petrin, em Braga, vende diesel a 1,029 euros, enquanto o Intermarché de Vila de Prado (Vila Verde) cobra 1,035 euros.

O gasóleo não era comercializado a menos de um euro desde 2015.

Nos postos das petrolíferas de referência, dá ainda conta o Eco, o diesel é vendido por cerca de 1,20 euros, mas tem vindo a descer nas últimas semanas.

A pandemia de covid-19, que levou milhões de pessoas ao isolamento domiciliário, está a fazer com que o petróleo afunde: há oferta, mas pouca procura. E a situação torna-se ainda mais complicada por causa da falta de armazenamento da matéria prima.

O preço do barril de petróleo Brent, de referência na Europa, está a cotar abaixo dos 20 dólares. Já o barril americano – o West Texas Intermediate – chegou nesta segunda-feira, pela primeira vez, a ser cotado em território negativo. Afundou mais de 300% e chegou mesmo a estar cotado em -37 dólares.

Fonte e foto: ZAP

Comente com o Facebook:

INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste blog e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.