loading...

Multidão nas praias no dia em que OMS declara Covid-19 como pandemia



No dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus como uma pandemia, muitos decidiram aproveitar o calor de março para rumar às praias na zona de Lisboa.

Numa altura em que o número de casos de infeção por Covid-19 aumenta em Portugal, e com muitos estudantes sem aulas por consequência do novo coronavírus, muitos foram os que decidiram aproveitar as temperaturas altas para ir à praia. 

Exemplo disso foi a praia de Carcavelos, na Linha de Cascais. Nas imagens da galeria acima, é bem visível a moldura humana no areal, como se de um dia de verão se se tratasse. 

De recordar que, de acordo com o último balanço da Direção-Geral de Saúde (DGS), há já 59 infetados pelo novo coronavírus em Portugal, sendo expectável que esse número seja revisto em alta. 

As recomendações das autoridades de saúde para evitar o contágio são, essencialmente: lavar as mãos, evitar levá-las aos olhos, nariz e boca, devendo também manter-se um certo distanciamento social. 

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou esta quarta-feira para os cuidados que os cidadãos devem ter nas praias, dado o "considerável aumento de pessoas a frequentar" estes espaços devido às medidas preventivas para contenção do surto de Covid-19.

"A Autoridade Marítima Nacional alerta para a não ida a banhos e recomenda que deverão ser redobrados os cuidados na praia e a adoção de um comportamento de segurança", refere a AMN, num comunicado publicado no seu site. 

A AMN justifica este alerta com o facto de ter verificado "um considerável aumento de pessoas a frequentar as praias", na sequência da "adoção de medidas preventivas para a contenção da propagação do novo coronavírus".

"É importante ter em conta que o mar nesta época do ano é um mar de inverno, e as praias e zonas de costa apresentam risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima, apresentando também a sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano, encontrando-se nelas fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros", avisa a AMN.

De referir que o Governo recomendou que eventos com mais de mil pessoas, em espaços fechados, e com mais de cinco mil pessoas, em espaços abertos, fossem cancelados ou adiados. 

As medidas já adotadas em Portugal para conter a epidemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, o encerramento de estabelecimentos de ensino e a realização de jogos de futebol sem público.

Esta quarta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus como uma pandemia mundial. Em Itália, país que está totalmente de quarentena, o número de mortos é já superior a 860, tendo nas últimas 24 horas morrido mais 196 pessoas infetadas com Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus detetado em dezembro, na China, e que já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios. O número de infetados ultrapassou as 120 mil pessoas

Fonte e foto: Noticias ao Minuto

Comente com o Facebook:

INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste blog e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.